terça-feira, 16 de outubro de 2007

Os Nossos Clientes: Martinho das Sandes

Oriundo provavelmente do norte do concelho de Guimarães, Martinho, nascido a 24.06.1128 e, posteriormente, também, a 23.06.1853, existe, no entanto, como entidade imaterial desde os alvores do calcolítico.

Tendo ontificado por diversas vezes, aproveitou essas oportunidades para viajar a pé, tendo percorrido várias distâncias (entre as quais avulta uma caminhada ininterrupta de 342,8m, desde a Morreira até Balazar). Nas suas erráticas viagens, assistiu a diversos prodígios, dos quais dá relato abundante - tendo escrito 6.323 tomos das suas memórias que nunca publicou -, travou conhecimento com as mais díspares personalidades das várias eras, embora algumas teimem em não o cumprimentar.

Inspirou diversas invenções, como o bronze e a água carbónica mineral. Outras importou-as, melhorou-as e disseminou-as, como foi o caso da sandes, vagamente inspirada pela ânglica sandwich, à qual, num golpe de puro génio, retirou o palito e o guardanapo, introduzindo a definitiva solução de continuidade transversal e o acompanhamento com um copo de tinto. Tal corte epistemológico, veio a ser reconhecido pelo povo que, aos gritos de "Santo!" o incluiu na toponímia concelhia, acompanhado pela sua criação.

Hoje, sem o vigor de outras épocas, continua lúcido e activo. Pensa, escreve e produz vinho verde tinto, apenas para o seu consumo, numa quintinha próxima da cidade, onde recebe os seus muitos amigos para animadas tertúlias e, amiúde, os trata mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.