quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O Porco

Hoje acordei com um torcicolo obstinado. Não consigo virar o pescoço para a esquerda, muito menos para a direita. Nem, sequer, ò má fortuna, me é permitido colar os olhos no chão. Nem, ao menos, erros meus, sou capaz de olhar em frente e seguir caminho.

Pois é: hoje levantei-me de nariz empinado, com os olhos fixos lá nas alturas. E dei comigo a pensar: como é diferente Guimarães quando olho para ela assim.

Ia eu por aí acima às apalpadelas e aos encontrões, sem sequer ver onde pisava, mas sem abandonar a minha pose altiva e, até mesmo, ligeiramente emproada (-que c***lho, não vê por onde vai, homem de Deus?), a olhar para os telhados, para as mansardas e para as clarabóias vimaranenses, quando, de repente, tive uma visão rara e insólita.

Vi um porco.

Lá em cima, pairando sobre os telhados, avistei um porco que carrega uma cruz. O que ele faz ali, é para mim um imenso mistério.

Alguma alma caridosa me ajuda a decifrar os segredos que guarda o porco de S. Domingos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.