segunda-feira, 16 de março de 2009

O Rei é Nosso

Pormenor da 1.ª página do jornal Expresso de 14 de Março de 2009

Quando, há dias, anunciei que nos tinham roubado o D. Afonso Henriques, ninguém me ligou. Mas a ladroeira continua. E a gente a ver. Andam para aí a dizer que Afonso Henriques é de Viseu. Não é. Não esse D. Afonso Henriques, que é de Guimarães porque foi comprado em subscrição pública pelos vimaranenses, que o baptizaram, em 1887, com nome de Rei Preto. É nosso. Nosso. Ouviram bem?

5 comentários:

  1. Viva o Rei. E todas as personagens deste blogue.

    ResponderExcluir
  2. Preto?, ó senhor Balzac?, perdão o senhor é de Balazar... E outra coisa: o senhor deixa que lhe chamem personagem? Isso é um abuso. O senhor é um criador. Dos grandes. e encenador. Muito melhor que o antigo director do Povo. sim, sim esse mesmo.

    Quando vier de Braga prometo parar em Balazar para irmos beber um copito. O telemóvel ainda é o mesmo não é?

    Roberto. Claro. grande golo não foi?

    ResponderExcluir
  3. O número do telemóvel continua, de facto, o mesmo. Há coisas em que sou muito conservador. Agora ir a Braga, isso é que não pode ser. Faz-me mal. Fico com pieira e palpitações, desarranjam-se-me os intestinos, e sou atacado pela ansiedade. Ligue-me quando vier ao lado de cá da Morreira. Pago-lhe uma malga do Quim Conas. Pode beber descansado que eu prometo que, por esta vez, não lhe ponho veneno.

    A propósito: quem era o antigo director do Povo de que fala?

    ResponderExcluir
  4. Há que reconhecer que os meninos do PSD tiveram uma fisgada certeira ao fazerem aprovar uma moção, na Assembleia DE GUIMARÃES, que para não permitir o achincalhamento do aniversário do nascimento com a discussão da sua origem, pede ao Cavaco para promover comemorações nacionais do 9º centenário do nascimento daquele que, afinal, se destacou por ser Primeiro Rei de Portugal e não por ter nascido em Guimarães ou em Viseu ou nas Caldinhas.
    Certeiro.
    Estão a ficar crescidos esses meninos. E a acertar muitas vezes.

    ResponderExcluir
  5. Pois. Só é pena que sejam um pouquinho retardados no momento de chegar às coisas. Muito antes deles, já outros disseram o mesmo. Sem sucesso que se veja.

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.