
terça-feira, 31 de março de 2009
Quem Promete Com Pressa, Arrepende-se Com Vagar

Deixado por
Honoré de Balazar
em
14:14
0
comentários
Assunto: Futuro Com Barbas
sábado, 28 de março de 2009
O Apagão Diminutivo

* Concedo: tudo, tudo, não foi bem assim. Afinal, sempre se apagou a menina dos olhos do nosso alcaide, aquela luminária ondulante e kitsch – que é o mesmo que dizer pires, mas em estrangeiro – que bordeja os panos de muralha da rua Alberto Sampaio e da curva entre o Toural e a Alameda. Faria um grande bem ao planeta apagá-la de vez, o que, além de ser um gesto de manifesto bom gosto, muito contribuiria para delimitar os “efeitos nefastos de alguns exageros que todos cometemos”, como humildemente reconhece o nosso autarca-mor.
Deixado por
Honoré de Balazar
em
23:01
1 comentários
Assunto: Quem apaga a luz?
sexta-feira, 27 de março de 2009
Que Mais Irão Inventar?

Deixado por
Aldo Nim
em
14:42
2
comentários
Assunto: Isto ia tudo corrido à espadeirada
sexta-feira, 20 de março de 2009
Descubra as Diferenças

Agora, alguém me explica por que raio é que um jornal, aparentado, no verde de que abusa, com uma folha de couve, teve que ir a Lisboa tirar uma fotografia à cópia, para ilustrar um texto sobre o Afonso Henriques, quando tinha o original aqui à mão?
Ele há coisas que nem ao demo alembram!
Deixado por
Honoré de Balazar
em
17:24
5
comentários
Assunto: Mistérios de Guimarães
quarta-feira, 18 de março de 2009
Não Pense Que Não Há Crocodilos Só Porque a Água Está Calma.(*)
Há crocodilos no Douro, dizem. Pois. Devem ser lagartixas armadas ao pingarelho. Crocodilo era o das Taipas. Que será feito dele?
(*) Provérbio malaio
Deixado por
Aldo Nim
em
22:28
3
comentários
Assunto: Vida selvagem
segunda-feira, 16 de março de 2009
Conecta-me

Deixado por
Aldo Nim
em
22:25
3
comentários
Assunto: O talho braguês
O Rei é Nosso
Quando, há dias, anunciei que nos tinham roubado o D. Afonso Henriques, ninguém me ligou. Mas a ladroeira continua. E a gente a ver. Andam para aí a dizer que Afonso Henriques é de Viseu. Não é. Não esse D. Afonso Henriques, que é de Guimarães porque foi comprado em subscrição pública pelos vimaranenses, que o baptizaram, em 1887, com nome de Rei Preto. É nosso. Nosso. Ouviram bem?
Deixado por
Honoré de Balazar
em
10:27
5
comentários
Assunto: Querias...
domingo, 15 de março de 2009
A Cambalhota Braguesa
Mão amiga trouxe cá ao Café Toural o anúncio do lançamento de um livro, na terra do senhor Arcebispo, solicitando-nos um comentário, tarefa que se revelou redundante, já que a coisa é, manifestamente, um prodigioso comentário a si própria e às mentes iluminadas que a congeminaram, em regime de co-geração.
Se o anúncio é medonho e a capa do livro é um monumento ao amadorismo e à fancaria gráfica, já o seu título, inexcedível de força poética e carregado da mais fina ironia, é um achado literário, uma anástrofe que chega a abeirar o hipérbato, praticamente uma hipálage: Em Braga foi Portugal gerado.
No ramalhete dos progenitores de tal tratado, há um paradoxo chamado Guimarães, um bravo descendente dos irredutíveis lusitanos, Viriato de sua graça, e um sucessor de Fernão Peres de Trava, um galego que responde pelo apelido de Santalha.
Uma vez que a obra contém cenas de sexo explícito, através das quais se demonstra por quem, onde, quando e em que posição foi Portugal gerado, o seu conteúdo não será recomendável a menores de 18 anos.
GLOSSÁRIO
Hipálage – Atribuição a um ser ou coisa de uma qualidade ou acção logicamente pertencente a outro ser.
Hipérbato – Inversão violenta da ordem dos elementos na frase.
Ironia – Figura que sugere o contrário do que se quer dizer.
Paradoxo – Um mesmo elemento produz efeitos opostos.
Deixado por
Aldo Nim
em
16:44
1 comentários
Assunto: Anedotas à moda de Braga
Olha Quem Fala!
José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, universalmente conhecido por passear em trajes menores durante as visitas oficiais a terras estrangeiras e por trabalhar para a estatística, dixit.
Deixado por
Honoré de Balazar
em
10:07
0
comentários
Assunto: Tamanho não é documento
domingo, 8 de março de 2009
sábado, 7 de março de 2009
Apologia do Português Técnico
Á muinto que andava para dirijir-lhe algumas palavras de elojio há politica de transfurmassão das noças escolas em curço, o que fasso agora, e veinho acim saudar-la pelo muito que tem fazido pelo pogreço da educassão dos portuguêzes, até hoge, a senhôra Menistra fês uma grande obra sem que lhe teinham dado o recunhessimento de que básicamente meresse, ainda á pouco li, com muinta emussão, a historia felis de um mosso que se inissiou nos Ultras da Ribeira nas artes de dar xutos e aparar pontapezes, espessialidade em que é muinto geitozo, xegando mesmo a tornarsse campeão portuguêz, pelo que veio-se a partissipar nos jógos olimpicos da Xina (onde apanhou um encherto de purrada que agora não vem-se ao cazo), que entrou para as novas opurtunidades, onde fazeu o 12.º ano em seis mezes, e que depoiz concurreu para eintrar no curço de medissina na Univercidade do Minho, se ele fôr perceverante e quizer continuar-lo com a mesma forsa, estou convensido de que, não tarda nada, xega a menistro da educassão, acim como Voça Eiscelênsia ai xegou, bem sei que a Senhôra Menistra não fás tudo sósinha, não faltam-lhe bons culaboradores, muito zelozos e com ispirito de inovassão, a Senhôra Diretora Rejional de Educassão do Norte, por ezemplo, anda a ajudar-la muinto, dando um grande impulço há coalidade do enssino, há valurisassão da lingua portugueza e au pogreço dos festeijos carnavalescos em Paredes de Coura, a Senhôra Menistra tém tambem todo o meu recunhessimento por ser muito amiga dos seus amigos, a quem não exita em pagar com o numerario que anda a tirar-lhes aos profeçores, eces grandessicimos preguissozos que só pençam em gréves, vergílias, manifestassões e curdões umanos, e prontos, despessome attentamente, na certesa de que, com peçoas como Voça Eiscelênsia e com o aussilio de apareilhos revolussionários como o Magalhains, Portugual vai ir senpre na cenda do aperfeissoamento que levará-lo a axar rápidamente a lus ao fundo do tonel e a saír desta crize teimoza que nos aturmenta.
Deixado por
Aldo Nim
em
16:13
5
comentários
Assunto: Choque linguístico
quarta-feira, 4 de março de 2009
Depois do Milagre Japonês, o Milagre da Minhoca
Até a Quercus, que nunca aplaude nada, já aplaude a minhoca.
Fonte geralmente bem informada confidenciou ao Café Toural que está para breve a vinda do Ministro da Economia ao Vale do Ave, onde assinará um acordo com uma multinacional americana para instalação de uma moderna unidade industrial dedicada à produção de hambúrgueres.
Deixado por
Honoré de Balazar
em
18:02
1 comentários
Assunto: Saindo do túnel
terça-feira, 3 de março de 2009
Acto de Contrição

(A coisa é grande, é big, é bigger, desde a capa à contracapa: enfiar a Sofia Escobar no sovaco da senhora directora é obra para muito engenho e arte.)
Deixado por
Aldo Nim
em
19:08
3
comentários
Assunto: Guimarães em cor-de-rosa
segunda-feira, 2 de março de 2009
Música Para os Nossos Ouvidos
Ricardo Rio, vereador do PSD da Câmara Municipal de Braga, in "Diário do Minho", 1 de Março de 2009
Deixado por
Honoré de Balazar
em
19:26
6
comentários
Assunto: Dói-dói
domingo, 1 de março de 2009
A Eles!

Deixado por
Aldo Nim
em
05:44
5
comentários
Assunto: Vitória ou morte