domingo, 22 de fevereiro de 2009

O Rei dos Livros

Tenho que fazer uma confidência, em forma de expiação. Ontem de manhã, quando falei ao Aldo Nim da Entrevista, chamei-lhe ignorante por ele não conhecer o colossal PCF. Estava a dar-me ares. Vejo-me forçado a penitenciar-me: eu, Honoré de Balazar, logo eu, que carrego este nome tão literário e que vivo mergulhado no meio de livros, também nunca tinha ouvido falar em tal escritor, nem sequer tinha colocado a vista em cima de qualquer livro seu. Para me redimir, varei a madrugada à procura de descobrir alguma coisa sobre a obra do magnificente autor. Descobri que o homem já escreveu para cima de muitos livros. Antes de publicar o primeiro romance, já tinha escrito mais de meia dúzia. A sua escrita é densa e carregada de imagens de grande riqueza onírica, elegância e finíssimo recorte literário.

Na rua, um homem sem mão e sem punho diante de mim e de um filho com o desejo, imparável, de conhecimento. “Pai, que nome se dá àquele homem que, para além de maneta, também não tem punho”, pergunta.”

[Qualquer coisa resultante da soma do substantivo punho com o sufixo eta, pensareis vós, que, bem o sei, sois dados a trocadilhos fáceis. Mas o monumental escritor, que não é da vossa laia, espetou um vidro em cada olho do decepado e respondeu, candidamente, à pergunta do seu petiz: Cego, meu filho. Cego. Sublime!]

Para nosso enlevo e deslumbramento, o futuro Prémio Nobel da Literatura produz uma escrita de grande elevação poética, carregada de imagens profundas, inspiradas e de apurado bom gosto, traços que estão bem presentes no seguinte trecho:

Acreditar que um “sim” virado ao contrário é, na realidade, um “não” é como acreditar que uma mulher virada ao contrário é um homem. Uma mulher virada ao contrário é, na pior das hipóteses, um 69 bem feito.”

O genial escritor é cultor da complexidade conceptual do discurso filosófico. De um texto intitulado Teorização metafísica. Ou apenas estupidez, que encontrei no mesmo número do jornal que publicou A Entrevista, extraio uma frase que é um portento de profundidade, requinte estilístico e incontinência adverbial:

"Um estúpido é, quase sempre, extremamente politicamente correcto na sua estupidez."

Além do mais, o escriba é profundamente versado em zoologia, porque:

Tem, desde pequeno, a certeza de que o Homem é o único constituinte do reino animal.”

Mas é mesmo quando titila o fascinante tema da estupidez que se revela mais escorreito e conhecedor:

A estupidez é algo, efectivamente, genético. Pergunte o nobre leitor, se tiver dúvidas, ao meu pai.”

[Eu, plebeu leitor, não tenho dúvidas por aí além, mas acho que o desmedido escritor deveria conformar-se à sua natureza, evitando essa coisa feia de atirar as culpas para as costas do senhor seu pai. Não havia necessidade.]

E pronto, já posso dormir descansado.

Já sei quem é o PCF.

47 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Inveja não pode ser. Só pode ser coisa pior, já que a inveja é para quem só o conhece da rua e eu, humildemente me confesso, nem isso.

    Ok. Concedo. Um homem não é só aquilo que escreve, nem tão pouco a miragem que de si próprio constrói, mas que mais ninguém enxerga.

    [Fui espreitar no sítio que me indica e não percebi onde queria chegar. O que percebi é que estavam a vender qualquer coisa, porventura letras para afixar na parede. Como não estou interessado, por falta de paredes disponíveis, não cheguei a preencher o formulário de pedido de orçamento.]

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por que é que puseram o nome de Rei dos Livros a este post?
    Será que este moço também escreve para a Editora lisboeta Rei dos Livros?

    Vocês é que sabem coisas! É por isso que gosto de vos ler!

    ResponderExcluir
  5. Eu hoje também estou com uma piada de muito fino recorte técnico...

    ResponderExcluir
  6. Lamento muito ter de renovar a minha confissão, dando a mão à palmatória: eu, que conheço tanta gente, não conheço tal colosso. Pelas páginas do NG costumo passar os olhos e, provavelmente, já terei tropeçado nas gigantescas crónicas de tão gigante cronista. Todavia, porque me acomete frequentemente o pecadilho da curiosidade, li a que saiu esta semana, depois de ter tido o meu fartote com a leitura da inusitada entrevista. Confesso que, se não fiquei desiludido, também não fiquei leitor. O glorioso PCF é um cronista que só encontra concorrente à altura da fabulosa Ana Bárbara, que pontifica nas páginas do Povo de Guimarães.
    Peço desculpa por, ainda mais sendo V. Exa. uma vaca, não a tutear. É algo que não costumo fazer com desconhecidos, quadrúpedes ruminantes incluídos.
    Já quanto aos corsários de lycra conspurcados de V. Exa, tenho visto na tv anunciar a solução para esse género de problemas. Experimente .

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro da SIC,

    Eu estava para, em vez de rei, lhe chamar algo um pouco mais acima, talvez imperador, talvez deus, mas decidi ser mais contido. Ainda não é tempo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Exma Senhora D. Sinhã,

    Muito agradecido pela deferência, mas aqui este humilde café não anda em busca de clientes, que, pelas minhas contas, não são hoje mais do que o que eram dantes. O negócio hoje até não está lá grande coisa, provavelmente por causa do sol que brilha lá fora ou da falta de interesse do tema da conversa de hoje que, segundo ainda há pouco me comunicou a Gerência, não interessa nem ao Menino Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Caro Honoré:

    Essa do Imperador ou Deus está boa!

    Há falta de assunto no Café?
    Posso lançar alguns pra discutir?

    Sporting-Benfica
    (Eu que sou visceralmente contra o protocolo do Milinho, deliciei-me ontem...)

    As façanhas do Pifas
    (e a sua entrevista a um jornal local a dizer que não quer aquela vida)

    A equipa que Cajuda irá lançar no Vitória -Trofense
    (parece que, finalmente o Cajudix vai fazer mudanças...Aleluia!)

    A Alexandra Lencastre na na Gala da TVI ontem
    (um biscoitinho...)

    ResponderExcluir
  13. Obrigado! Cá ficam registados.Aqui o nosso problema não é bem a falta de assunto. Ainda vai havendo e, não havendo, inventa-se. O problema é mais esta preguiça que se entranha e custa a sair.

    ResponderExcluir
  14. Pedro C. Freitas, como escritor, é medíocre. O que escreve - o que dá a ler - mais não é que o clássico chorrilho de banalidades e lugares comuns. Um Paulo Coelho de cordel. Pedro C. Freitas dá uma entrevista ao jornal onde cronica onde se revela como um triste e patético ressabiado: o panorama cultural de Guimarães (que) não passa de uma feira de vaidades é exactamente o mesmo a quem se oferece, crendo meritório ser tido e achado na estrutura de 2012. Já percebemos, então o conceito de vaidade que Pedro C. Freitas tem. E se o tem em dose alta quanto à escrita, já os níveis de inteligência da estratégia adoptada lhe são inversamente proporcionais. Mau para ele, bom para 2012 e hilariante para todos os que adoram uma boa gargalhada. Mais disto, por favor.

    (Carlos Albino Baptista)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Nada me move contra Pedro C. Freitas ou contra si. Estou-me borrifando para ambos. Apenas constato factos. Não devendo satisfação, li meio evangelho alucinante, que de tão mau me fez lembrar um cogumelo. Li crónicas e blogs, que de tão pseudo criativos que são, esbarram na mediocridade, na profundidade de caserna, no erotismo de meia chinela. Um compêndio de banalidades. Nada contra, percebe? Só se lamenta o convencimento cego que cega a estratégia e a torna risível. Ponto final, parágrafo.
    (Carlos Albino Baptista)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. "o PCF tem, como fãs, a crítica litarária no seu expoente máximo" (sic). Qual crítica? qual expoente máximo? Será que esta gente não se toca?

    Muito eu me ri quando li a entrevista do auto-proclamado grande escritor, que não quer tachos, mas que meteu um empenho para ir trabalhar para a CEC2012. Como não teve a resposta a que se sentia com direito, avinagrou e foi para o único jornal cá da terra que lhe abre as portas, destilar bílis, baba e ranho.Se então me ri tanto, agora, ao chegar aqui e ler os comentários desta tal Sinhã, ri-me muito mais. E rir é bom. Muito bom. Faz bem ao fígado.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Chagas

    2ª pess. sing. pres. ind. de chagar
    fem. plu. de chaga

    chagar

    Conjugar

    v. tr.,
    fazer ou abrir chagas em;

    ulcerar;


    fig.,
    afligir;

    torturar;


    fam.,
    importunar;


    v. int.,
    ulcerar-se.

    E mais não digo...

    ResponderExcluir
  21. Será que o Chagas tem um pseudónimo feminino?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Pedro Chagas Freitas a Comissário da CEC 2012, já. Se dúvidas havia, esta entrevista antológica acaba com elas. Ele é a cultura, a cultura é ele. Ele é a Europa e vice versa. Alguém dá dá o mote para a petição a levar à Xica? E, já agora, pode ir ao site dele pedir orçamentos para a introdução da petição?

    Nuno Silva

    ResponderExcluir
  24. Idiotas. O site não é dele nem é da familia (descansem). Ademais, querer transformar o que é limpo, claro e transparente e - admitam - culturalmente ousado (assim é o PCF) em politiquices de merda é - no mínimo - coisa de gente que não é gente: gentalha. Mostra, igualmente, que os seus conterrâneos têm, por hábito, cuspir no prato aonde comem: cuidado - repastar o próprio pasto pode provocar caganeira.:-)
    Ganhem juízo - e vergonha - na língua e valorizem quem merece. Conversem com os vossos filhos e, quem sabe, não é o seu um dos felizardos que bebe (ou bebeu) das sessões de escrita orientada por aquele que é - quer queiram ou façam birra - a melhor e única referência das letras em Guimarães.
    Perdão: arrotei). :-)
    Olinda de Freitas

    ResponderExcluir
  25. Carlos Poças Falcão ring a bell, Orlinda?

    ResponderExcluir
  26. sim, claro. e então?
    (orlinda) :-D

    ResponderExcluir
  27. Invejas e sede de protagonismo à parte, acho que já ia sendo tempo de parar com o circo e a má língua. Deixemo-nos de críticas (ora positivas, ora negativas) pouco construtivas, e dediquemo-nos mais ao que o notável e arrebatador Chagas Freitas se dedica. E isso é, caríssimos, fazer literatura pura, sem hipérboles ou pleonasmos, repleta de filosofia e interesse. Arrebatadora, loucamente viciante, única, transcendente, espiritual e inovadora. Acredito que dessa forma, talvez fossem dadas à alma, mais oportunidades de se expressar, (em vez de a enclausurarmos com politiquices) e arrecadássemos para a terra que ficou conhecida por Camões ou Saramago, mais prémios Nobel.
    Pedro Chagas Freitas, recordem o nome, pois será motivo de orgulho para todos os portugueses, um dia, na tão conhecida academia sueca.
    E quanto a si Pedro: não há má publicidade, e esta “logorreia” que aqui se fez, é o sinal de que irá muito longe. Aconteceu o mesmo a Henry Miller, Ernest Hemingway, Eça de Queiroz, Bocage, e até Camões.
    Beijos literários a todos

    ResponderExcluir
  28. Henry Miller, Ernest Hemingway, Eça de Queiroz, Bocage, Camões. Quem são esses? Quem são esses ao pé do PCF e seus heterónimos?
    P. Lima

    ResponderExcluir
  29. Rio. Rio por fora e por dentro.
    Já muitos tentaram atingir-me através de palavras - quer por ofensas quer por elogios- actos, e/ou omissões - sem sucesso, porém.
    Sendo eu uma mulher trintona, do norte (com sangue azul na veia), e psicanalista de profissão, sou, sem dúvida, muito difícil de impressionar. Se querem provocar-me a mais microscópica reacção: parem com a má-língua invejosa e ESCREVAM UM LIVRO!
    E de preferência com uma qualidade igual, ou superior à do "autor posto em causa e bombardeado com tanta ignorância", por parte de um publico, que eu acredito, nunca ter lido nenhuma obra sua.
    Ps.: E não: não sou Pedro Chagas Freitas. Falta-me para isso a coragem de ser um artista num país de quadrados, e claro, falta-me o dom.

    Beijos literários

    ResponderExcluir
  30. Mais do que um escritor, Pedro Chagas Freitas é uma seita.

    ResponderExcluir
  31. Pq será que só as mulheres (isto se a C. não for o próprio PCF ou a sua cara metade, que ele é casado) defendem o PCF?
    É um caso de polícia ou um caso para o Eros explicar?

    ResponderExcluir
  32. Sim, é casado com o C.aralho.eheheh

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Caríssimo Trolha,

    Não sou o Sr. PCF, nem tão pouco sou a sua mulher. Se o que queria era saber o meu estado civil: perguntasse!
    Sou uma mulher muito bem casada, grávida de filhos, e muito feliz, que simplesmente tem um fraquinho por literatura. O PCF apesar de ser giraço, não faz o meu género. Prefiro os latinos...

    Beijos literários

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Já não posso ouvir falar nesse fulano de meia tijela aqui em Guimarães.Há escreitores bem melhores que ele em todo lado, até porque só escreve sobre o lado negro das coisas porque ele próprio é negro. Uma aberração da natureza sem piada nenhuma e que plagia ideias de outros autores.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. A Capital Europeia está quase aí, meus amigos. No entanto o grande, o maior mas só se fôr no facebook, Pedro Chagas Freitas ficou à porta e nas traseiras! De nada lhe serviu pagar por sua conta a publicação dos seus livros rodeado de VIP's (sabe-se lá que artimanhas usou)nem andar a escrever livros em directo que só serviu para mostrar que quer aparecer em todo o lado em busca de protagonismo. Recentemente andou a passar o corredor a pano da Mafalda Arnauth para aparecer em bailinhos da madeira. Só te falta mesmo, Pedro Chagas Freitas, dar o cuzinho que por sinal não vale a ponta de um corno. Quer dizer, já o tentaste dar ao Carlos Castro quando te apresentou um livro mas ele não te deu importância. Talvez desse agora, se fôsse vivo, visto que andas para ser visto no meio do pessoal very important. És um coitado que até escreve bem mas precisa de usar as partes baixas para chegar ao alto... cura-te, tu que és bom mas para te enrabarem e te darem visibilidade!

    ResponderExcluir
  39. Esse gajo é um escroque! Antes de andar nos palanques da fama ganhava a vida a seduzir mulheres carentes na net!! A mim, chegou-me a enviar sms de madrugada como se estivesse a gostar de mim só para eu lhe comprar cursos e livros e depois quando fiz o curso nunca mais me falou e insultou-me como se não me conhecesse!! Agora em vez de seduzir desconhecidas na net anda a seduzir figuras públicas...
    É uma vergonha para a literatura o que ele faz, esse nojento... para ele todos os fins justificam os meios. És reles, Pedro Chagas Freitas e se Deus existe nunca te vai dar o que não mereces à custa de fazeres sofrer as pessoas. Eu proponho uma petição contra esse gajo e a forma como ele usa a literatura!

    ResponderExcluir
  40. Grande mulher, anónima! Eu proponho que todas as vítimas apareçam e reunam provas, sms, emails ou o que tenham para mostrarmos ao mundo quem é na realidade este enrabado!! Eu garanto uma nota nos princípais jornais do país, mas tem de haver provas... para juntar...não tenham medo, apareçam!

    ResponderExcluir
  41. Criei para o efeito, Senhoras e Senhores um email para onde pode enviar o que tiverem: averdadesobrePCF@portugalmail.com

    Bem hajam!

    ResponderExcluir
  42. Já deves ter o email entupido!Força aí nisso como diz o Pedrocas na net, eheheh! O gajo troca a terrinha,não faz falta nenhuma em Guimarães.Trocou a miúda parola que tinha há anos com quem vivia pela fadista parola para andar nas revistas do jet e o mais certo é andar a foder as duas ou eu não conhecesse bem a cama dele...nunca vi um escritor querer ser conhecido a toda a força...és um pelintra, PCF e a cada dia que passa estás com pior aspecto - um dia foste bonito, hoje estás como ficam as putas depois de muito rodadas...tu és cumás putas...tu és uma puta!

    ResponderExcluir
  43. Vão ver o que este fulano reles escreveu aqui http://www.facebook.com/pages/PEDRO-CHAGAS-FREITAS/203680905546?v=wall

    Que grande paródia! Um gajo que compra tudo para aparecer, compra a publicação dos livros e agora deve dar meia dúzia de tostões e boas fodas para lhe encenarem os textos. AH!AH!AH! Tu és tão bom, tão importante que nenhuma Editora publica os teus livros!!! Podes ir á TV, á Rádio, aos Jornais, podes andar a pregar por todo o lado que nunca vais passar daquilo que tu realmente és. Ès um gigolo dos bons,um arrogante que vive de cursecos e de sexo em troca de tachos. Vais ser desmascarado em público como tu gostas, Pedrito!

    ResponderExcluir
  44. Ganha vergonha nesse focinho de prostituto, PEDRO CHAGAS FREITAS! Tu não olhas a meios para atingires os teus fins!! Se te achas bom como dizes não precisas de te vender pa chegar ao topo, de te deitares com quem anda a badalar o teu nome por aí. Pensarás que algum dia serás respeitado como escritor? Esquece lá isso porque ninguém te valoriza como escritor, friend. És uma caloria vazia na literatura...o Saramago que tanto falas nas entrevistas se fosse vivo teria vergonha de ti, vendido. Não manches a literatura nem os verdadeiros escritores que são os que levam uma vida digna para dares no olho. Vais morrer seco de ambição e de pau feito para subires ao caixão, filho da puta de reles vendido...nem Guimarães te dá valor cabrão ou tás à espera que a fadolas meta uma cunha pa fazeres parte da comissão? Ganda prostituto, vendido, roto, aldrabão.

    ResponderExcluir
  45. Hilariante é nenhuma das gajas que tanto o defendeu não virem cá...nem C. nem Sinhá nem Olinda de Freitas ainda deve andar a comê-las a todas, essas putas...mas já me alonguei...só agora vi que este blog está inactivo!!! lol o Trolha é que tinha razão. lol

    ResponderExcluir
  46. " o PCF tem, como fãs, a crítica litarária no seu expoente máximo.:-)"


    kakakakakakaka!!!!

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.