sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Entrevista

Esta madrugada, eram para aí umas dez horas, acordei com um grilo a cricrilar-me ao ouvido. Raios!, já não bastava o galo que sofre de espertina e canta toda a noite. Só me faltava este. ‘Este’ era, afinal, o telefone. Deito a mão ao dito cujo, com intenções homicidas, e dou comigo a resmungar meia dúzia de inconveniências muito minhas, que rapidamente são afogadas pela voz inflamada, torrencial e exaltada do Honoré, que jorrava do maldito aparelho. O homem estava fora de si, em extremos de efervescência apopléctica, e eu sem perceber nada do que ele dizia. Aproveitei um breve interstício, que ele usou para respirar, para lhe perguntar:

- Ò homem, do que é que estás para aí a falar?

- Estou a falar da entrevista, de que mais é que havia de ser?

- Qual entrevista?

- Qual entrevista? A entrevista. Olha-me este! A entrevista de que toda a gente fala, qual havia de ser?

- Não sei de nenhuma entrevista e não quero saber.

- Não digas uma coisa dessas. Tens que ler a entrevista que o Pedro Chagas Freitas deu ao Notícias de Guimarães. É genial!

- Pedro quê?

- Chagas Freitas.

- Nunca ouvi falar. Quem é esse?

- Não me venhas com uma coisa dessas, que nem parece tua. Então tu não conheces o grande PCF? Nem sequer da rua? Que é que andas a fazer, minha besta ignorante?

- Juro que nunca ouvi falar. Devia ter ouvido?

- É o maior escritor português da actualidade, porventura de todos os tempos, os que já foram e os que estão por vir.

Fui ler a entrevista.

Já passou meia hora e continuo atónito, boquiaberto e de queixo caído.


38 comentários:

  1. o tipo é vaidosito escreve mal que se farta e leva as escritas que recebe para casa

    ResponderExcluir
  2. Algumas "pérolas" do Chagas:

    "Fazer morrer é – assim percebe-se com maior acuidade qual é o seu real significado – desfazer viver. E desfazer viver não é, não desfazendo, desfeita alguma."

    "A verdade, meu amor, é que é mentira.
    É mentira a saudade que não sinto, a lágrima que não choro. É mentira o querer não ter-te onde nunca vais deixar de estar. É mentira. E essa é que é a verdade."

    ResponderExcluir
  3. Para mim Cultura é na horta pedagógica, e acho inadmissivel que também só me conheçam da rua.
    Da Cultura não me importava de passar para a Cozinha...queria um tacho em 2012.

    ResponderExcluir
  4. Diz o mocinho na entrevista que "...estou num projecto extremamente interessante, em que escrevo e conceptualizo para algumas das grandes marcas deste país."

    Ora, depois de descontruir a escrita labiríntica deste incompreendido portento literário da nossa praça (ou da dele, já que ele diz que escreve para o umbigo), descobri que ele deve ser nada mais nada menos que um publicitário, tão só isso...

    Este moço é um espanto, uma verdadeira hipérbole!

    ResponderExcluir
  5. O PCF é uma vaidosão egocêntrico que não tolera uma crítica. A sua auto-estima é do tamanho do mundo. Assim fosse a auto-estima do país.

    ResponderExcluir
  6. Ó SicGloriaTransitMundi (tb tu és uma desconstrutora dos brocardos latinos)acertaste mesmo na muche. Um dia, escrevi um comentário num blog do PCF, sob pseudónio, que se ele queria ter leitores e ser reconhecido como escritor deveria escrever para fora (para os outros)e não para dentro de si.
    E sabes qual foi a sua reacção: apagou o blog pura e simplesmente.

    ResponderExcluir
  7. Cambada de invejosos. Frustrados. :-D

    ResponderExcluir
  8. E o PCF não é interessante: fará se fosse.:-)
    (é que os comentários, aqui, já bateram o record do blogue). :-D

    ResponderExcluir
  9. Meu Caro PCF-Sinhã

    Está enganado quanto ao suposto record de comentários. De facto, a única anormalidade aqui são os seus comentários: hoje já cá deixou para cima de uma tonelada deles. Não há pachorra...

    (Até estupidez, tema tão caro ao autor que defende como quem a si próprio defende, provavelmente o seu alter ego, deveria ter limites. No seu caso também é hereditária?)

    Quanto ao mais, direi que o seu PCF, como escritor não é lá grande espingarda. Só isso.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou o PCF (seu estúpido) mas sim, talvez, aqui, a única pessoa que conhece a sua obra e, por isso, a única que pode opinar. Se não tem pachorra vá dormir. Ou dar banho ao cão. :-D

    ResponderExcluir
  11. Faz todo o sentido, D. Sinhã, aquilo que agora nos diz. Não duvido, nem um pouco, que seja "a única pessoa que conhece a sua obra". E deixo-lhe um voto: que o grande escritor continue a obrar em exclusivo para vossa mercê.

    ResponderExcluir
  12. Não percebeu: a única: aqui. Quem lhe dera - a si - obrar só para mim.
    :-)

    ResponderExcluir
  13. Não há pachorra para tão umbiguismo. PCF? Qué isso? Ficção científica? Ó Dr. MAgalhães: nome de rua, já!

    ResponderExcluir
  14. PCF. sempre. E os anônimos que se fodam todos.:-)

    ResponderExcluir
  15. Esta Sinhã é um espectáculo, sim senhor. E meteu-vos a todos num buraco, essa é que é essa. Não conheço mas vou ler acerca do tal escritor de quem falam. Esta senhora despertou a minha curiosidade. Bem haja a atitudes assim de preserverança!

    ResponderExcluir
  16. Invejas e sede de protagonismo à parte, acho que já ia sendo tempo de parar com o circo e a má língua. Deixemo-nos de críticas (ora positivas, ora negativas) pouco construtivas, e dediquemo-nos mais ao que o notável e arrebatador Chagas Freitas se dedica. E isso é, caríssimos, fazer literatura pura, sem hipérboles ou pleonasmos, repleta de filosofia e interesse. Arrebatadora, loucamente viciante, única, transcendente, espiritual e inovadora. Acredito que dessa forma, talvez fossem dadas à alma, mais oportunidades de se expressar, (em vez de a enclausurarmos com politiquices) e arrecadássemos para a terra que ficou conhecida por Camões ou Saramago, mais prémios Nobel.
    Pedro Chagas Freitas, recordem o nome, pois será motivo de orgulho para todos os portugueses, um dia, na tão conhecida academia sueca.
    E quanto a si Pedro: não há má publicidade, e esta “logorreia” que aqui se fez, é o sinal de que irá muito longe. Aconteceu o mesmo a Henry Miller, Ernest Hemingway, Eça de Queiroz, Bocage, e até Camões.
    Beijos literários a todos

    ResponderExcluir
  17. Cheguei aqui agora a esta discussão. Eu ia jurar que uma tal Sinhã, uma tal Olinda e este anónimo aqui acima são uma e a mesma pessoa. E, depois de ler tudo, mais a fabulosa entrevista do magnífico e tão humilde escritor (que me provocou uma certa dor de barriga, de tanto rir), imagino quem alguém anda por aí a competir com o Fernando Pessoa, não pela qualidade da escrita, que é medíocre, mas pela quantidade de heterónimos.

    Pedro Lima

    ResponderExcluir
  18. sim, C... aconteceu a muitos, incluindo a um senhor chamado Dantas, a quem mandaram morrer.pim! esse também ficou famoso, realmente... parece-me ser uma parecença mais realista.
    An Ó Nima

    ResponderExcluir
  19. e esqueci-me de dizer, Sinhá, que a sua escrita, entre estúpidos e outros termos que a minha educação nem sempre permite, também não abona a favor do seu prezado herói. eu, pelo menos, detestaria que defendessem a minha literatura, se essa atingisse esse nível quase metafísico do seu amigo (ou será a Sinhá a amiga imaginária desse seu amigo?) com tal profundidade linguística...
    An Ó Nima

    ResponderExcluir
  20. aqui fica o tenho de melhor para te dar, an Ó Nima:___________________

    :-D
    (e se ao outro mandaram morrer,a ti eu mandava matar). :-D

    ResponderExcluir
  21. o Chagas está muito bem para a Xica da Cultura. são inguais. o melhor é não contraria e deixar mijar a burra.o chagas é guimarães no seu melhor, a xica é guimarães para nossa infelicidade, e o cafe toural é uma quimera ora foda-se...mais logo explico-me melhor que o jetlegue ainda me está a bater. o que o pessoal precisa é de um esquentamento. pim

    ResponderExcluir
  22. Rio. Rio por fora e por dentro.
    Já muitos tentaram atingir-me através de palavras - quer por ofensas quer por elogios- actos, e/ou omissões - sem sucesso, porém.
    Sendo eu uma mulher trintona, do norte (com sangue azul na veia), e psicanalista de profissão, sou, sem dúvida, muito difícil de impressionar. Se querem provocar-me a mais microscópica reacção: parem com a má-língua invejosa e ESCREVAM UM LIVRO!
    E de preferência com uma qualidade igual, ou superior à do "autor posto em causa e bombardeado com tanta ignorância", por parte de um publico, que eu acredito, nunca ter lido nenhuma obra sua.
    Ps.: E não: não sou Pedro Chagas Freitas. Falta-me para isso a coragem de ser um artista num país de quadrados, e claro, falta-me o dom.

    Beijos literários

    ResponderExcluir
  23. Pq será que só as mulheres (isto se a C. não for o próprio PCF ou a sua cara metade, que ele é casado) defendem o PCF?
    É um caso de polícia ou um caso para o Eros explicar?

    ResponderExcluir
  24. Caríssimo Trolha,

    Não sou o Sr. PCF, nem tão pouco sou a sua mulher. Se o que queria era saber o meu estado civil: perguntasse!
    Sou uma mulher muito bem casada, grávida de filhos, e muito feliz, que simplesmente tem um fraquinho por literatura. O PCF apesar de ser giraço, não faz o meu género. Prefiro os latinos...

    Beijos literários

    ResponderExcluir
  25. Caríssima C,
    É uma mulher intrigante, que me intriga com as suas intrigas.
    Felicidades para o bébé que está a nascer
    E bfs cheio de literatices

    ResponderExcluir
  26. Intrigo-o? Ainda bem que lhe causo tão boa reacção como intriga... Mas muito cuidado Trolha, não se aventure "por mares nunca dantes navegados", pois é certo e sabido que a curiosidade matou o gato...
    Um fim-de-semana cheio de "literatices", ou melhor "litera-taradices"...

    ResponderExcluir
  27. O PCF é tão bom na cama como é a dar entrevistas, Sinhá?

    ResponderExcluir
  28. O PCF não é bom: é o máximo. E em tudo.:-) Só não gosta - na cama - de colocar (quando os troca) lençois de flanela.
    :-D

    ResponderExcluir
  29. Numa frase apenas: “O céu é dos violentos”. Escolhi plagiar o título da obra de um autor: deixo-os à procura do nome do autor: cultivem-se. Guimarães: a cidade berço - um berço esquecido. Deveriam valorizar quem trabalha a arte: com dor e Amor. Tive o prazer de conhecer P.C.F nas sessões de escrita criativa: gostei muito – recomendo. Concordo com todas as palavras de Pedro Chagas Freitas.
    Poderia contar-vos que um dia, outro dia e ainda outro dia seguinte – e outros mais - procurei audiência com a dita vereadora e recebi um regulamento fotocopiado: a “doutora” não podia atender-me. Desculpem “Doutora” – com “D” maiusculizado. Ou será “D” grande?

    ResponderExcluir
  30. Diga-nos ao certo, Eva o que aprendeu com o PCF. Ter+a sido a trincar a maçã?

    João Pires

    ResponderExcluir
  31. O que Eva aprendeu com Chagas, não sou capaz de o dizer. Presumo que muito, a ponto de ter razões para se sentir parte do grupo dos artistas incompreendidos a quem a "doutora" não franqueia as portas. Não lhe tiro a razão, até porque não nos diz porque é que queria tanto ser recebida por personagem tão fria e distante, que não franqueia as portas aos seus súbditos. Mas, o que eu acho verdadeiramente sugestivo é o título do blog desta senhora "Chagas de Eva", que me leva a pensar que Chagas calou fundo em Eva. Sugestivo, não?

    ResponderExcluir
  32. Terá sido uma garganta profunda? eheheh

    ResponderExcluir
  33. O sexo é tudo o que sobressai nos cérebros encolhidinhos
    (anônimo: aposto que escreves com a pila.) :-D

    ResponderExcluir
  34. Já não posso ouvir falar nesse fulano de meia tijela aqui em Guimarães.Há escreitores bem melhores que ele em todo lado, até porque só escreve sobre o lado negro das coisas porque ele próprio é negro. Uma aberração da natureza sem piada nenhuma e que plagia ideias de outros autores.

    ResponderExcluir
  35. Autor e obra plagiada: diz.
    Para castigo de estares a mentir: hoje, depois da meia noite, vai entrar-te um livro, do PCF, enciclopédico, no cu. :-D

    ResponderExcluir
  36. Sou um neófito neste blog....


    Isto é um espetáculo!!!!!

    (reparem no pormenor da escrita já com o novo acordo ortográfico!!!)

    Nem o PCF!

    ResponderExcluir
  37. tu és um ogre anômimo: ontem, hoje e amanhã.:-D
    trailailailailai. :-D

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.