segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Guimarães Tem Futuro

As notícias chegam quase em simultâneo e são sinais claros de que, em Guimarães, não há que temer o porvir.

Sofia Escobar e o Pifas, não necessariamente por esta ordem, aparecem encavalitados nas notícias. Não param de nos surpreender. São jovens que se superam e que, superando-se, superam tudo quanto se poderia esperar deles.

Sofia, a nossa diva, disparou para o estrelato. Ela é a nova Christine do Fantasma da Ópera e a nova Maria do West Side Story. Ainda há pouco saiu de Guimarães para palmilhar os palcos por terra terras de Inglaterra, e já foi escolhida como a melhor artista de music-hall a actuar naquele país. Bravo, Sofia!

Os feitos do Pifas já entraram na lenda. Diz-se que em 2007 assaltou, pelo menos, 70 casas, lojas e carros. Numa só noite, fez 40 carros. No final do ano passado, estagiou três meses no xadrez. Foi libertado pelo Natal. Ainda soavam os foguetes que anunciaram o ano novo, já era apanhado a conduzir carro alheio. Dois dias depois, o miúdo já ia dentro outra vez, pelo mesmo motivo, desta vez na companhia de um par de pistolas de plástico. Ficou a aguardar julgamento em liberdade. Agora, foi preso outra vez, quando exercitava as suas artes de homem aranha, numa casa em Ponte. Ainda há dias, tinha ousado a suprema proeza de gualdripar um carro a um GNR de S. Torcato. Grande Pifas, o nosso Pifas!

Sofia e Pifas, Pifas e Sofia. Dois rostos, duas faces da grandeza do modo de ser vimaranense. Com os seus exemplos, Guimarães encara o futuro com um sorriso.

3 comentários:

  1. Pelos vistos, ninguém a conta como deve ser.

    Ainda hoje ouvi contá-la, com mais uns pontos e uns acrescentos. Mas o que verdadeiramente me enterneceu ao escutá-la, foi, quando alguém perguntou "Qual Pifas?", ouvir responder, simplesmente: "O nosso Pifas".

    ResponderExcluir
  2. Se o tal Pifas lhe tivesse assaltado ... talvez não estivesse tão ... feliz, contente...

    Porque simplesmente o Pifas ainda não teve o que merece ...

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.