sábado, 18 de abril de 2009

A Pátria, Entre o Cherne e o Cão

Legenda: o português da esquerda foi o fiel amigo que lambeu a mão do presidente George W. Bush, serviu cafezinhos nos Açores e contribuiu para uma grande mentira; o português da direita é o fiel amigo que agora lambe as mãos ao presidente Barack Obama, faz cocó na Casa Branca e é incapaz de mentir.

O cherne ficou abaixo de cão, mas o Senhor Engenheiro, fiel amigo de quem lhe franqueou as portas para o lugar onde hoje se encontra, continua a apoiá-lo. Por patriotismo, claro.

7 comentários:

  1. No caso de o Partido Socialista Europeu perder as eleições que aí vêm, tem que surgir uma alternativa dentro Partido Popular. E aquilo que Sócrates disse foi exactamente isso: só apoiará neste cenário.

    ResponderExcluir
  2. O que disse, "exactamente", José Sócrates foi isto, segundo notícia difundida pela lusa no passado dia 8:

    "É um apoio patriota" [...]

    "O apoio que dou é baseado na convicção que assim se defende o interesse nacional", acrescentou, recordando, contudo, que em determinados momentos discordou das opções de Durão Barroso, nomeadamente na altura da guerra do Iraque, quando o PS apresentou uma moção de censura.

    Porém, continuou, o que está agora em causa é o interesse nacional, devendo todos os partidos "abdicar dos interesses partidários" em nome do que é "melhor para a Europa e melhor para Portugal".

    [...]

    Nesse mesmo dia, o porta-voz socialista, Vitalino Canas, disse que o PS apoia oficialmente a recandidatura de Durão Barroso, mas "respeita as posições individuais dos seus deputados europeus".

    Assim mesmo. Apoio claro, sem nenhum "se" (se bem me lembro, quem introduziu o "se" de que fala foi Vital Moreira). E fez mais, o Senhor Engenheiro: acusou de sectários aqueles que não entendiam o apoio a Barroso. À cabeça dos sectários, Mário Soares, pois claro.

    ResponderExcluir
  3. Caro Aldo Nim,

    Caso a memória não me esteja a atraiçoar de novo, de facto o se de que falei foi introduzido por vital moreia, tem razão. No entanto mantenho que, por uma questão de coerência com as próprias ideologias, será de esperar uma decisão diferente dessa se o PSE vencer as eleições. Caso não aconteça, serei um dos primeiros a criticar também José Sócrates.

    ResponderExcluir
  4. "O homem que nunca há-de estar desempregado

    Furtivo, caminha pelo habitat, simulando a morte lenta, ferida, de um predador baleado. E de repente. Cansa. Cansa demais. Um passe, dois, uma simulação, um segundo de magia, um remate. E mais um na conta. O dedo na boca – como que a pedir respeito. Respeito, meus senhores. E silêncio. Impenetrável silêncio. Os olhos, tímidos, e as pernas, de sem abrigo e sem sopa, escondem o mais profundo desprezo pelo que as leis da física determinam. Ele não é física – é alma; ele não é corpo – é aura. Aura que plana sobre o momento. E descobre, no momento certo, o momento certo para ser. Para se ser. E é-se. É-se felicidade. Espasmo. Alívio. Explosão. Mais. Muito mais: rendição. Incondicional. Absoluta. Mais: golo. É-se golo. Com joelho magoado, dor escondida, sacrifício mascarado. É-se golo. Como se não soubesse ser outra coisa. Como não sabe ser outra coisa.

    Liedson não é Deus. Mas tenho a certeza de que é amigo próximo do Criador. Ou, pelo menos, tem uma cunha lá onde se decide quem é o quê. Porque Liedson é tudo. Se fosse um deus, seria o próprio Deus, o gajo que resolve. Que vai lá e faz. E Liedson faz. Faz tudo: ataca, defende, cruza, passa, remata, grita, gesticula, erra. Erra muito. Mas erra apenas para mostrar que é humano. Para mostrar que nem tudo o que faz é bem feito. Bem feita!

    Se Liedson fosse uma pessoa, nunca seria um desempregado. Se não fosse médico seria trolha; se não fosse trolha seria informático; se não fosse informático seria electricista. Liedson poderia, se fosse uma pessoa, ser tudo. Minto: quase tudo. Liedson não seria, como muitos que ao seu lado pisam relvados, chulo. Isso nunca."


    10 comentários Publicado por cc às 2:20 em Confúcio Costa. Blog Aspirina b

    ResponderExcluir
  5. Destes dois animais qual o mais simpático ?
    Acho que é o preto, pelo menos mostra a dentuça.
    O Barrão está cá com umas bentas...

    ResponderExcluir
  6. Prefiro o preto. Sempre é fiel.

    ResponderExcluir
  7. Aldo, meu marado do caraças o que tu foste buscar...altamente pá. Voto no cão. é parecido Aldo contigo Nim: caga no poder, quanto ao mentir... com a verdade me enganas

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.