terça-feira, 24 de junho de 2008

24 de Junho Visto Por José Mattoso


José Mattoso

19 comentários:

  1. e isso interessa a quem????

    ResponderExcluir
  2. Interessa a todos os portugueses. Mas dúvido que o senhor encaixe nessa categoria...

    ResponderExcluir
  3. nota-se que interessa a todos os portugueses...neste dia toda a gene sabe que é s. joão, mas ninguem sabe que é o 1º dia de portugal...ahahahahah...só mesmo quem é de guimaraes se interessa por isso...

    ResponderExcluir
  4. Penso que interessará a todos os portugueses saber qual foi o "Dia 1 de Portugal"...Simplificando: deve (ou deveria) interessar a todos os portugueses saber porque são portugueses. Mas num país onde passados trinta e poucos anos do 25 de Abril já vemos gente que não sabe qual é o significado desta data pode esperar-se tudo (ainda bem que a 25/04 não se festeja o S. Marcos, caso contrário lá vinha o senhor lembrar-me a efeméride!).

    O facto de não se saber por desconhecimento é aceitavel, agora não se saber por não querer aprender (ou por causa de um provincianismo parolo, como é o seu caso) é, no mínimo, triste. Contudo a sua gargalhada final alegrou-me pois fez-me recordar um ditado popular que diz "ignorante mas feliz!".

    ResponderExcluir
  5. eu não quero saber por desconhecimento, mas porque o dia de portugal já se festeja noutra data à muitos anos, mas só vocês, vimaranenses, que têm a mania que são diferentes, é que insistem em comemorar neste dia, e dizer que em portugal é só ignorantes que não ligam ao 1º dia de portugal...pff..vocês é que não evoluem, continuam na mesma merda e no mesmo discurso provinciano...
    "Tenho a certeza que a Batalha de São Mamede não deixará nunca de se comemorar nesta terra de Guimarães e em todo o país que aqui nasceu.”
    discurso provinciano mesmo...toda a gente comemora o dia de portugal a 10 de junho e o s. joão a 24, mas vocês têm a mania que são diferentes...o que vale é que ninguém vos dá importância(além de mim, para vos abrir os olhos)...ahahahahha...

    ResponderExcluir
  6. Anti-vimaranense,

    Que me chame provinciano a mim, que sou um pobre cidadão de Oleiros (Guimarães) tudo bem. Agora chamar provinciano ao Professor José Mattoso (que é o maior mediavalista português) penso que é demais! É que o Professor Mattoso, para além de todos os seus indiscutiveis méritos académicos e culturais, não é vimaranense. Portanto quando o nosso caro "anti-vimaranenses" (um nome bem provinciano) diz que "vocês têm a mania que são diferentes", após citar o historiador, imagino que se esteja a referir aos leirienses pois o reputado historiador é, se não me engano, natural dessa cidade. Portanto como vê, este texto (carregue no link para o ler todo) foi escrito por alguem que não é natural de Guimarães e que nunca aqui viveu, mas que como historiador e como português sentiu a necessidade de dar o seu contributo para que esta data fosse recordada com o merecimento devido.

    Respeito a data do 10 de Junho, ainda que me pareça que a data da fundação do nosso país é mais importante que a data da morte de um grande poeta...

    ResponderExcluir
  7. e achas que eu ou alguem quer saber o que disse esse gajo??? ou o que tu dizes??? AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
    AHAHAHAHAHAHHAHA....

    ResponderExcluir
  8. Pois, o senhor deve ser mais do genero de prestar atenção a figuras de alta craveira intelectual como o dr. Gilberto Madail, o Petit ou, sendo insultuoso, a cantora Ronalda...

    Bom Carnaval!

    ResponderExcluir
  9. Caro Olaf,

    Deixe lá o Anti-Vimaranenses. Olhe que isto de dor de cotovelo é coisa séria. Afinal só há Anti-"qualquer coisa" se essa "qualquer coisa" for verdadeiramente grande!

    ResponderExcluir
  10. vimaranense que não gosta do 24 de junho das medalhas do espetaculo das forças vivas da cidade todos domingueiros e reverentes perante os representates do governo (que frete que seca que paranoia calhou-me logo a mim) , é pá para mim Portugal é mais uma "bica" no café toural, tal como guimaraes.

    ResponderExcluir
  11. por acaso gosto tanto da ronalda como do ronaldo:NADA
    mas dou muito mais importancia (como toda a gente, tirando os "artistas" de guimaraes) do que á batalha de s. mamamamde...

    "Afinal só há Anti-"qualquer coisa" se essa "qualquer coisa" for verdadeiramente grande"
    realmente são verdadeiramente uma grande MERDA...ahahahahahahah

    ResponderExcluir
  12. ....dou mais importância ao s.joão...

    ResponderExcluir
  13. Caro Vimaranense,

    Acho que não vou ligar mais a este tal de "anti-vimaranense"...
    Só tenho tempo para os burros que estão em vias de extinção.

    Abraço,

    Olaf

    ResponderExcluir
  14. Coitadinho do anti-vimaranense. Ele não tem culpa, nasceu assim...

    ResponderExcluir
  15. pois nasci..portuense...graças a deus, se tivesse nascido em guimarães já me tinha suicidado...ahahahahahhaha..otários....

    ResponderExcluir
  16. O senhor já se engana a escrever o nome "vimaraNESes". Afinal as quatro patas pesam na ortografia. Ou serão as orelhas?

    ResponderExcluir
  17. SÃO AS QUATRO PATAS CAMARÃO...AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  18. O José Matoso não é o mesmo que defende que Afonso Henriques nasceu em Viseu?
    Sendo assim ainda continua a ser um grande especialista?

    ResponderExcluir
  19. Embora isso não venha ao caso (não me parece que aqui esteja em discussão o lugar de nascimento de Afonso Henriques), José Mattoso não é o mesmo que defende que Afonso Henriques nasceu em Viseu.

    E, se o defendesse, não seria por isso que deixaria de ser um dos nossos mais reputados medievalistas. Quem teceu a tese de Viseu foi A. de Almeida Fernandes e Mattoso, na sua biografia de Afonso Henriques, recentemente publicada, mostrou-se inclinado a aderir a essa teoria por a considerar a mais bem fundamentada das que até agora foram avançadas.

    Agora,essa tese em nada diminui a vimaranensidade de Afonso Henriques, que está associada, mais do que ao sítio onde terá sido parido (em relação ao qual não consta que tenha sido previamente ouvido), ao local onde iniciou o movimento fundador a partir do qual nasceria Portugal. Falo, claro, da vitória em S. Mamede, algures em terras de Guimarães, nos idos de Junho de 1128.

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.