terça-feira, 29 de abril de 2008

A Província

As leituras dos jornais deixam-nos muitas vezes espantados. Tal como o meu caríssimo companheiro de café (Honoré), fiquei perplexo por saber que na Guimarães Capital Europeia da Cultura, se vai gastar um pouco mais do que se gastou com a Casa da Música. Afinal, como é possível gastar-se mais a requalificar dez hectares de uma cidade de província do que a construir um edifício no cosmopolita Porto?

Muito tenho reflectido sobre a nossa condição de “província”. Realmente estamos muito longe de tudo o que possa ser vagamente urbano. Estamos a 30 minutos do Porto, a 2h de Vigo, a 3h de Lisboa e a 5h de Madrid. Contudo, o nosso ego põe-nos a 0 minutos do centro do mundo, pois este é o local onde nós gostamos de viver, ainda que esse local seja na “província” e que a nossa vontade seja “provinciana”.

Após estas reflexões algo descabidas, soube de uma notícia que muito me agradou: os 15000 habitantes de Alcântara vão ver, também em 2012, a sua freguesia requalificada com um investimento de 600 milhões de euros.Finalmente uma cifra digna de uma Capital d’Império! A minha satisfação prende-se com o facto de saber que Lisboa está já livre dos problemas que assolam as cidades comuns (bairros sociais, degradação de edifícios históricos, etc) e que ainda não se encontra suficientemente endividada para se desviar do encantador caminho dos mega investimentos!

Também fiquei imensamente feliz por saber que a nossa cidade não tinha sido contemplada com uma verba excessiva para 2012 e que (apesar de GMR20012 poder vir a vergonhosamente superar o custo da Casa da Música) o país ganhou bom senso e decidiu pôr o dinheiro no seu devido lugar: Alcântara.

E assim corre o tempo numa das províncias mais pobres da Europa: o nosso belo Portugal.

5 comentários:

  1. Não se esqueçam de votar NÃO no próximo referendo sobre a Regionalização...

    ResponderExcluir
  2. se querem que vos diga eu me confesso altamente chateado com essa coisa do 2012, estava tudo também bem e agora vamos ter que gramar com requalificações de merda, curadores, contemporaniedade para aqui e para ali, museus de memoria - um parolismo inutil -,enecoisas criativas e de ponta, artistas bem alimentados e vestidos,noias e mais noias, gente em bicos de pés,enfim desassossego escusado.

    ResponderExcluir
  3. ó animal, vamos gramar com essa merda toda e com a matilha de chulhos que lambendo botas em santa clara se governarão à fartazana como aconteceu no euro 2004 e outras coisas.

    ResponderExcluir
  4. Olaf,

    Quem te sagrou criou-te português.
    Do mar e nós em ti nos deu sinal.
    Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
    Senhor, falta cumprir-se Portugal!


    Estamos contigo, camarada! Vamos lá 'baixo arrubentar c'o Terreiro do Paço!

    Vai tudo à baquetada!

    ResponderExcluir
  5. é só otários....impressionante...contra a regionalização??? é preciso ter muita merda na cabeça....
    "Não se esqueçam de votar NÃO no próximo referendo sobre a Regionalização..."
    por essas e por outros é que nunca vão deixar de ser províncianos.....
    otários

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.