sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CEC 0,2012

Já atiraram algumas pedras às vidraças do Café Toural, por ainda mantermos afixado o dístico com o contador da parede da direita, ao alto, onde se diz que ainda nada que se visse aconteceu na Capital Europeia da Cultura de 2012, apesar dos sucessivos anúncios que proclamam que agora "é que vai ser". Ainda a 14 de Julho foi feita a apresentação pública da dita cuja. Na altura, foram apresentados, em modo minimalista, mas com pompa e circunstância, os órgãos da Fundação Cidade de Guimarães, estrutura criada para gerir a CEC. Afinal, na altura não havia Fundação nenhuma, já que só hoje, 28 de Agosto de 2009, foi publicado o decreto que a institui. Faltam dois anos e 4 meses para 2012. Continuamos, mais anúncio, menos anúncio, no tempo dos anúncios. No quilómetro zero. Zero de conhecimento, zero de informação, zero de partilha, zero de envolvimento dos cidadãos e alguma propaganda. É pouco, não é?

PS: Voltei a passar os olhos pelo site da CEC2012. Continua indigente e triste. Sobre a CEC propriamente dita, nada de novo. Apenas uma mudança curiosa: a fotografia da única malta que parece ter motivos para sorrir com este processo, até há dias omnipresente, desapareceu misteriosamente. E eu, que sou curioso, gostava de saber porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.