sábado, 13 de dezembro de 2008

A CEC2012 É Minha

Cansado de esperar pela indicação, mais do que justa, do meu nome para Comissário do grande evento que se anuncia para 2012, decidi que era tempo de agir e aproveitar alguns exemplos inspiradores.

Tenho o imenso prazer e a grata satisfação de anunciar a Guimarães, a Portugal, à Europa e ao Mundo que acabo de registar a marca Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, a sigla CEC2012 e respectivas variantes, na classe 41 da Lista de Nice (9.ª edição), referente a serviços de
Educação; formação; divertimento; actividades desportivas e culturais. E aos que, movidos por esse feio sentimento que é a inveja, vierem objectar a minha legitimidade, questionar o meu sentido de oportunidade e invocar a minha suposta incoerência em relação ao que terei dito antes, responderei: antes eu do que um chinês.

Meus senhores: se não me querem para Comissário, nem sequer para membro da Comissão, vão ter que me engolir como comissionista. É a vida…

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Espertezas®

Primeiro veio um italiano com nome de máquina de cimbalino e registou a ‘marca’ I Love Guimarães. A seguir, uns cucos tertulianos, com declarado pavor aos chineses, anunciaram ao mundo que registaram a ‘marca’ nicolinas. Sabemos agora, por chamada de atenção de cliente atento deste café, que mais alguém teve a ideia de registar algo que não inventou, sobre o qual não detem quaisquer direitos de autor, e que, há muito, pertence ao património colectivo: a expressão Aqui Nasceu Portugal. Está a ser privatizada, à sorrelfa, e também vai ser uma ‘marca’. A gente, na nossa ignorância aparvalhada e boquiaberta, pergunta: como é possível? E pergunta: que mais virá aí? E pergunta ainda: será que as digníssimas autoridades vão fazer qualquer coisinha a propósito?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mandem para cá

Na Bracalândia não se brinca com coisas sérias. Não se brinca, por exemplo, com escavações arqueológicas. Consta que o alcaide de lá terá mesmo proclamado que já chega de andar a brincar às escavações. Descobriram um grande templo romano? Não sabem o que lhe fazer? O progresso, em forma de via subterânea, não pode parar? Façam como já fizeram à colecção Albano Belino. Mandem para cá, que a gente cuida. Nós aqui até gostamos de escavações. Temos uma certa queda para o património. Adoramos velharias. Do que não gostamos é de túneis.

Se...

Se, numa única noite, há perturbação do sossego e da tranquilidade pública; se se viola a lei do ruído (inclusive com o lançamento de foguetes em hora não autorizada); se se permite a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos; se se transige com o fumo de tabaco em restaurantes e outros espaços onde vigora interdição legal; se ocorre o fornecimento de alimentos e bebidas manifestamente impróprios para consumo, de que resultaram 24 casos de intoxicação alimentar grave, com necessidade de hospitalização, e um número incalculável de manifestações de desarranjo ligeiro (vulgo, virar o barco); se (o tempora, o mores!) se fornecem castanhas assadas em cartuxos de papel de jornal; se a ASAE sabe...