segunda-feira, 10 de março de 2008

A Sondagem

Ao que parece alguns vimaranenses têm sido vítimas de uns telefonemas estranhos, em jeito de "sondagem". Com bastante falta de jeito fazem-se perguntas genéricas sobre o centro histórico para, desajeitadamente, se chegar a uma questão final que é mais ou menos assim: concorda com um parque de estacionamento no Toural?

Um cidadão mais atento, após ter recebido um telefonema em casa e ter respondido à tal “sondagem”, telefonou para um número “verde” (que lhe foi fornecido pelos inquisidores no final da dita “sondagem”). Queria saber informações sobre os autores de tão pertinente questão. Tais informações foram negadas a este exemplar cidadão que, indignado com o secretismo relativo a estes misteriosos telefonemas, terá ficado “verde”, não de inveja, mas sim de raiva.

Segundo se diz à boca pequena terá sido a Associação Comercial e Industrial de Guimarães a encomendar a tal “sondagem”…Contudo ontem, após ter ouvido esta história e ter ido dormir sobre o assunto, sonhei que a “sondagem” teria sido encomendada por alguém próximo de Júlio Mendes.

Por aí diz-se, apenas, que o projecto (ou melhor: o projecto de projecto) para o Toural está prestes a receber sinal “vermelho”.

5 comentários:

  1. Meu caro Olaf (há quanto tempo?), ao ler o título desta tua prova de vida, pensei que irias falar das sondagens do Toural. Falas do Toural e de uma sondagem, mas não das sondagens geológicas que dizem que fizeram, mas que não mostram. O avô da minha avó, que era mestre pedreiro, dizia que ali por baixo era só lajedo e calhoedo. E é isso que me faz, a certos momentos, inclinar para a banda dos que querem escavacar o Toural. Sempre fui fascinado pelas artes pirotécnicas e, ou o avô da minha avó enganou a minha avó, ou temos ali promessa de fogo de artifício para vários anos. O pior, é se deixam avançar primeiro outras sondagens, as dos arqueólogos, e se encontram outra múmia como a do S. Torcatinho ou a espada desaparecida de Afonso Henriques. Aí, ai tristeza!, adeus, foguetório.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Aldo Nim,

    Realmente parece que aquilo é pedra dura, nas Lages do Toural (como lhe chamavam no tempo do bisavô da minha avó...). Pode ser que com a dinamite caia a única torre da igreja de S. Pedro e ficamos com um Toural mais simétrico e com lages na mesma (como antigamente)...E para alem disso estou plenamente convencido que a espada está debaixo daquela cabine telefónica!
    Sempre tive a triste mania de ver as coisas pelo lado bom das mesmas...

    Abraço,
    Olaf Oleiros

    ResponderExcluir
  3. Eu não estou tão certo assim de que a espada afonsina esteja debaixo daquela cabina telefónica. Creio bem que estará debaixo daquela outra.

    ResponderExcluir
  4. Desculpem, passei para conhecer o blog e dizer que
    O AUTISMO EXISTE!

    AROMAS DE PORTUGAL

    "O Autismo é definido como “uma desordem neuro-desenvolvimental caracterizada pelo enfraquecimento nas relações sociais, linguagem, e pela presença de um comportamento repetitivo e estereotipado."

    saudações e um sorriso

    ResponderExcluir
  5. Que boa malha se pratica por estes lados....
    Vou começar a apareer mais vezes na esplanada.
    Mt parabens

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.