segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Monstrengo, Partes I e II

O Afonso Henriques I do supermercado Modelo, perdão, de Viseu.

Por esta imagem se demonstra que o Afonso Henriques I de Viseu é uma caricatura em versão escarro do monumento da, para o Ruas das Pedradas, inominável Guimarães.

Assim como assim, de corridinho e de afogadilho, Viseu vai construindo a sua dimensão de pátria repentina e postiça de Afonso Henriques. Na precipitação da correria para recuperar em curtos meses o atraso de nove séculos, esmerando-se por chegar onde outros já chegaram há muito, vai encontrando no frenesim da imitação remédio para a febre provocada pela urgência. Em Guimarães fizeram um Congresso Histórico dedicado a Afonso Henriques? Viseu também vai ter um, e é já a seguir. Não há tempo para organizar o congresso como deve ser? Não há problema, decalca-se o programa do de Guimarães. Os vimaranenses erigiram um monumento a Afonso Henriques? Viseu não ficará atrás, também terá o seu monumento, e é para já, mas, como os tempos são outros, mais modernos, mais contemporâneos e, até mesmo, mais cosmopolitas, manda às malvas a subscrição pública e vai comprá-lo ao supermercado. Em lá chegando, procura onde fica a secção dos monumentos (é já ali, senhor, ao fundo daquele corredor, logo a seguir ao papel higiénico), e dá-se pressa, para chegar antes que esgotem, porque estão em promoção, com desconto de 50%. Ainda teve que se descabelar, arrepelar e esgadanhar com uma matrona pitosga que confundia os Afonsos Henriques com presuntos de Chaves, mas lá conseguiu apanhar um par deles. E eis agora Viseu, leva dois e paga um, toda satisfeitinha com os seus monumentos a Afonso Henriques.

O D. Afonso Henriques II de Viseu (em cima) e o seu modelo (em baixo)


[As fotografias dos monstros afonsinos de Viseu foram carinhosamente surripiadas daqui.]

4 comentários:

  1. Agradeço o citação. Realmente são mesmo uns bacocos..

    ResponderExcluir
  2. Senhor Fotografo AJ vá rapidamente desenferrujar a bicicleta para Guimarães, lá não há bacocos....mas com fotos tiradas de tão mau ângulo vão parecer todos monstros.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, até poderiam parecer monstros. Mas, pelo menos, seriam genuínos, e não cópias canhestras.

    ResponderExcluir
  4. São ridiculos estes Visienses.
    No ano de 2009, estão a reiventar as marcas deixadas pelo Rei.
    O escultor é que não esteve nada inspirado...

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.