quinta-feira, 18 de junho de 2009

Viseu Quer Afonso


Xenhor Prejidente da Câmara Munixipal de Vijeu,

Escrevo-lhe porque ando xubstancialmente confuja. Depois que xe lembraram de dijer que o noxo Viriato afinal não era noxo, e que nem xequer terá posto os cotos em Vijeu, eu fiquei tão dejanimada, porque a minha avó Franxisca xempre dije que nós falávamos axim, com esta noxa pronúnxia tão xibilante e graxioja, por xermos desxendentes do grande guerreiro dos Lujitanos, que xó me voltei a animar quando o xenhor prejidente Ruas veio dijer que o Afonxo Henriques nasxeu em Vixeu, e que íamos ter festa de arromba, e que até ia levantar uma estátua ao Afonxo, e dar o nome do Afonxo a uma rua, e fajer um congrexo sobre o Afonxo, e eu até penxei, cá para mim, que foi-xe o Viriato, mas não xe perdeu grande coisa, que vinha-xe o Afonxo, o noxo primeiro xoberano, e ficávamos a ganhar, porque ele até tinha uma espada muito maior do que a do falexido Viriato, mas agora ouxo os de Guimarães a dijerem que o nasximento do Afonxo em Vijeu é uma história da carochinha, e que a gente anda para aqui a pôr-xe em bicos de pés, aos xaltinhos, para chamar a atenxão, mas que o Afonxo é deles, que toda a gente o xave e até o outro Prejidente, aquele que é mais prejidente do que o Xenhor Prejidente, o xenhor Xilva, vai lá axima ajudar à festa que vão fajer ao Afonxo, e eu comexo a ficar acabrunhada, porque estou a ver que deixaram o Viriato ir-xe, xem que o Afonxo xe viexe e agora nós ficámos xem pau nem bola e com eles a gojarem-nos à tripa forra, mas o que mais me entristexe, xenhor prejidente, é xaber que, afinal, o Afonxo Henriques não falava axim, com este noxo xotaque tão límpido e harmoniojo, ixo é que me dói.

Vixênxia Xampaio

6 comentários:

  1. xim xenhôr

    goxtei deste pocht.

    O que aconteche é que o xenhor ruas anda a pôr muita tinta no cabelo, e alguma trespaxou para os miolos e o homem paxouxe

    viva o xenhor viriato

    ResponderExcluir
  2. O Amaro das Neves afinal está vivo.
    Ressuscitou em conferência de imprensa e aqui.

    ResponderExcluir
  3. iscelente
    carlos alberto ribeiro antunes

    ResponderExcluir
  4. só num gosto do pipo

    carlos alberto ribeiro antunes

    ResponderExcluir
  5. O tal de senhor Siva que é o Presidente da República pelo que ouvimos na RDP é o Presidente da Comissão de Honra das comemorações do nascimento em Viseu de D. AFONSO HENRIQUES. E a Guimarães foi receber uma medalha que os de lá atribuiram (sem imaginação) ao primeiro Rei.

    ResponderExcluir
  6. Alguém arranje um pouco de pomada para os cotovelos do anónimo acima...

    ResponderExcluir

Avisam-se todos os nossos clientes que a tabuleta onde se lê RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO tem uma função meramente decorativa. Neste café pratica-se a liberdade de expressão, absoluta até certo ponto. Qual ponto? É o que falta saber.